domingo, 26 de julho de 2015

A verdade sobre trailers

Edna, de "Os incríveis", gritando

Não vejo trailers. Tá bom, não serei tão extremista. Só prefiro não vê-los. Simples assim, preferência pessoal. É uma ótima ferramenta para divulgar um filme, concordo, mas ainda assim não me interesso em vê-los. Se sei que o filme é bom, assisto direto. Sem ver o trailer, sem estragar a experiência. Explico aqui as razões para essa minha inusual opção.


  • Spoilers, motherf@#$!
Trailers são cheios de spoilers, não são necessariamente spoilers mortais, que te mostrarão aquela parte mega importante da trama, mas é suficiente para mudar sua experiência durante o filme, assim como qualquer spoiler mudaria. Você já vai ter uma noção da história, já vai esperar aquela cena legalzinha. Um filme não tem um roteiro e uma ordem de cenas a toa, então pra que estragar isso vendo cenas aleatórias e cortadas? O pior é quando o trailer conta toda a história, tornando-se uma versão reduzida do filme. É pra acabar, não?


  • Não era bem aquilo que prometeu
Como eu disse, o trailer é uma ferramenta poderosa para a divulgação de um filme. Por isso, o videozinho precisa ser muito bom e interessante, garantindo assim mais compras de ingresso de cinema (ou mais downloads mesmo rsrs). Então, a fim de torná-lo mais atrativo, simplesmente pegam as melhores partes do filme e as exibem em aproximadamente dois minutos num ritmo bem agitado. Se for filme de comédia, mostram as melhores piadas e as cenas mais engraçadas. Aí, quando você vai ver o filme, você já viu as melhores partes e vai achar o filme entediante. Ou ainda, o filme é horrível, mas o trailer fez parecer que era bom. Você entende aonde quero chegar?


  • Todos amamos um bom bolo
Claro que nem todos trailers são cheios de spoilers ou são propagandas enganosas, mas querendo ou não, eles mostram cenas do filme, o suficiente para estragar pelo menos um pouco da experiência na hora do filme. Os trailers deveriam focar mais em intrigar o possível futuro espectador, sem mostrar muito do filme, algo parecido com o que já fazem com os teaser trailers/previews. Trazer o espectador para o cinema através do estímulo à curiosidade, e não pela vontade de assistir a versão estendida de algo que você já viu as melhores partes. É como oferecer um maravilhoso pedaço de bolo de chocolate triplo e depois vender um bolo inteiro murcho sem cobertura e recheio, quando na verdade deveria oferecer uma garfada do bolo, só para deixar um gostinho de quero mais na boca, e depois providenciar um delicioso bolo recheado com Nutella e com confete por cima. Portanto, por favor, menos cenas e mais mistério nos trailers, para não prejudicar a experiência do bolo filme. 

Bolos, para uma analogia entre bolos e trailers de filmes


  • Socorro! E o que fazer?
Agora, você me pergunta: "Se eu não for ver o trailer, como saberei se o filme é bom?" Bom... melhor não saber, ao invés de saber errado. Verifique se o cartaz é bonitinho e vai na fé. Brincadeiras a parte, eu vejo críticas e notas para averiguar a qualidade do filme, um jeito bem menos legal porém muito mais confiável, que evita futuras decepções. Saiba mais sobre onde vejo críticas/notas e mais sobre mim: aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário