domingo, 19 de julho de 2015

Vale a pena assistir "Homem-Formiga"?

É oficial, a segunda fase da Marvel acabou. E o que isso quer dizer? Nada, a princípio. A Marvel Studios divide seus filmes por fases. A primeira fase começou com "Homem de Ferro" e terminou com "Os Vingadores", já a segunda iniciou com "Homem de Ferro 3" e finalizou com "Homem-Formiga". Assistindo todos os filmes é que você vê as peculiaridades de cada fase. De uma forma genérica, foi na primeira que surgiu os Vingadores, e na segunda foi a adaptação a um ambiente mais instável, junto ao surgimento de novos integrantes. E imagino que essa tendência da segunda vai continuar na próxima. Até agora, poucos vingadores morreram, mas quem lê os quadrinhos já deve ter se acostumado com o fato de muitos personagens queridinhos morrerem e serem substituídos, num vapt vupt. Quando a Feiticeira Escarlate foi apresentada nas cenas pós-créditos de "Capitão América 2: O soldado invernal", quase urrei de alegria. Vocês ainda vão ver que ela será uma das personagens mais importantes e decisivas das futuras histórias. 
Aonde estava mesmo? Ah, fim da segunda fase. O filme escolhido para esse feito foi "Ant-Man", uma escolha bem menos épica que a da primeira fase, porém mais ousada. "Guardiões da galáxia" foi uma aposta arriscada e deu certo, por que não tentar repetir esse sucesso com outro herói desconhecido e engraçado? O filme é cheio de humor e efeitos especiais, mas será que são o suficiente para garantir que seja um bom filme? Faço, a seguir, uma análise SEM SPOILERS (porque ninguém merece, né?), para te ajudar a decidir se vale a pena pagar para conferir a história do novo super-herói da Marvel.

Postêr de Homem-Formiga, em que ele está no escudo do Capitão América
Não sei o que a Marvel estava pensando, se escolheu "Homem-Formiga" para ser o próximo filme após "Vingadores 2: Era de Ultron" para pegar um pouco do sucesso do gigantesco blockbuster, assim como aconteceu com "Vingadores" e "Homem de Ferro 3", ou qualquer outra estratégia, mas a decisão foi completamente errada. Não deveria finalizar a fase dois, pelo menos. Nas HQs, o Hank Pym, que também é o Homem-Formiga, criou Ultron. Ao contrário dos quadrinhos, o Homem-Formiga do filme é apenas mais um herói que não tem tanta importância para o desenvolvimento da história do universo Marvel. O filme deveria ter sido lançado ao longo da fase 3, e ter deixado "Vingadores 2" finalizar a fase 2. Mas não se preocupe, a terceira fase se iniciará com "Capitão América 3: Guerra Civil", que derrubará forninhos.
Os produtores tentaram usar a mesma fórmula que "Guardiões da Galáxia" para garantir o sucesso do até então desconhecido herói: A comédia. De fato, o filme é engraçado, graças, principalmente, ao comediante e agora super-herói Paul Rudd, mas não acho que só isso basta para deixar o filme bom suficiente. O longa tem MUITOS efeitos especiais, um ritmo bem lento, várias cenas engraçadas (ou tentando ser) e poucas cenas de lutas (teve uma ótima batalha, by the way). Sobre os efeitos especiais, são bem feitos graficamente, sensacionais em sua maioria, mas em algumas raras partes não parecem muito realistas, talvez pelo contexto da cena. O roteiro em si é meio fraco e cheio de falhas, você não fica completamente convencido em certos momentos. 

Os filmes da Marvel geralmente têm um apelo infantil, mas esse filme, em especial, parece ter sido feito para crianças. Está pensando em levar seu priminho de 10 anos? Pode levar, ele vai adorar e nem vai reparar as falhas. Ainda que tenha algumas partes bem legais e seja entretedor, o filme me decepcionou bastante, na minha visão de pseudo-crítico de cinema.

Montagem do Homem-Formiga segurando o forninho.


Por mais estranho que pareça, esse filme me lembrou bastante do Homem-Aranha. Além dos nomes bizarros relacionados a insetos, é claro. Bom, os dois tem vilões com uma espécie de tentáculos, as cenas do trem, as empresas de alta tecnologia que fazem experimentos em animais, o humor escrachado dos protagonistas. Enfim, a atmosfera em geral. Faria até sentido a Marvel querer transformar o Homem-Formiga no Homem-Aranha quando a Marvel Studios não podia utilizar o herói, porque os direitos de uso pertenciam a Sony, mas as empresas fizeram uma parceria e agora o Homem-Aranha finalmente participará do Universo Marvel e dos Vingadores. 

Basicamente, esse filme solo do Homem-Formiga serviu para apresentar mais um herói da Marvel. O filme não é chato, ele conseguirá roubar algumas risadas, você irá se admirar com os efeitos especiais e não dormirá no escurinho do seu quarto, mas não é lá aquele filmaço de super-herói. Provavelmente, não fará tanto sucesso comercial quanto os outros filmes da Marvel (ATUALIZAÇÃO: E não fez mesmo), apesar da boa divulgação. Ainda assim, vale a pena conferir caso você tenha se interessado na história do personagem ou queira ver algo divertido (e ainda não assistiu "Divertida Mente"). E fique ligado que  duas cenas pós-créditos, sim, duas. Mas, saiba também que você não perderá nada da história principal do universo cinematográfico Marvel ao não assistir esse filme. Não esqueça de conferir meu post sobre os futuros filmes da Marvel: aqui.

Piada do filme "Homem-Formiga" sobre nome do personagem    

Nenhum comentário :

Postar um comentário