terça-feira, 7 de julho de 2015

Encontre as referências: Abertura especial de "Os Simpsons"

Encontre referências na abertura de "Os Simpsons"

Eu me senti mal de só ter falado de filmes até agora, então resolvi variar um pouco. Que tal um falar sobre um amado desenho animado e, de quebra, fazer um joguinho?
Nunca vi alguém dizer não gostar de "Os Simpsons". Depois de precisamente 26 temporadas e 574 episódios, virou tão popular que não tem a intenção de sair do ar, apesar da queda de audiência em relação às primeiras temporadas (mostrando em números: a 1ª temporada teve uma média de audiência de 13,4 milhões de espectadores, já a 21ª, 7,2 milhões). 
"The Simpsons" é genial, tem um humor inteligente e vários personagens carismáticos, que se submetem a situações inusitadas e engraçadíssimas. Ao longo dos episódios, são mostradas participações especiais de celebridades no desenho, já apareceram Lady Gaga, Paul McCartney, U2, Green day, Mick Jagger, Queen (banda), Elizabeth Taylor, Britney Spears, Leonard Nemoy (Spock do antigo Star Trek), Stan Lee (Marvel), J. K. Rowling, Stephen Hawking, Tom Hanks, e muito mais (ufs), além de apresentar várias referências a atualidades e à cultura pop. 
A já consagrada abertura da série tem sempre a mesma sequência de eventos, mas com variações de episódio para episódio. O que geralmente muda é o que é escrito por Bart no quadro negro, a música tocada por Lisa e a cena do sofá. Mas, eventualmente, são feitas versões especiais dessa abertura, como acontece nos episódios anuais de Halloween. E são especialmente nessas aberturas especiais que aparecem mais referências. Tente achá-las na seguinte abertura:


A brincadeira é simples. Primeiro você identifica por si só (e anota, se quiser) as referências da abertura, e depois eu te conto as que eu identifiquei. Vamos lá?















  • Alfred Hitchcock e o filme "Os pássaros"
"Os pássaros", filme de terror sobre pássaros do diretor Alfred Hitchcock

Umas das fobias mais estranhas e comuns, por incrível que pareça, é a ornitofobia, medo de aves. Tão comum que 2 amigos meus e até Sheldom, do The Big Bang Theory, têm pavor de pássaros e galinhas. Hitchcock, rei do horror, em sua genialidade escolheu tal fobia como tema de seu filme "Os pássaros", e acredito que é tão aterrorizante para quem tem (ou começou a ter) medo de pássaros quanto "It" para quem tem terror de palhaços. Não sei exatamente qual a relação de quem tem medo de aves com quem assistiu ao filme, mas sei que já fui atacado por uma coruja e não foi nada legal.

  • Game of thrones/As crônicas de gelo e fogo
corvo de 3 olhos, em os simpsons
Já viu algum corvo de 3 olhos que não seja o da saga de George Martin? Não? Foi o que eu pensei. Deve ser de GOT mesmo.

  • Círculo de fogo
 rôbo de "Círculo de fogo", em Os simpsons
Não assisti, mas imagino que seja uma espécie de transformer com um pouco mais de conteúdo.

  • O iluminado
frase do Jack do "O iluminado", em Os simpsons, e grafite da frase em Curitiba, Paraná

"Só trabalho, sem diversão, faz de Jack um bobão". Frase clássica de Jack no filme "O iluminado", de Kubrick. A lição aprendida é simples: Parem de trabalhar tanto e se divirtam, se não vocês podem ficar obcecados e querer matar todo mundo. Tem um grafite lindo da frase em Curitiba.

  • Os Simpsons antigos
antigo "Os simpsons"
Cadáveres enterrados do antigo visual dos Simpsons. Por mim pode ficar por lá, o novo estilo deles é bem mais bonito.
  • Godzilla
Godzilla, em Os simpsons
Não, não é um fóssil do tiranossauro Rex, é o Godzilla.

  • O labirinto do fauno
O labirinto do fauno, em Os simpsons
Filme lindo e mágico, um dos meus favoritos.

  • Criaturas míticas
Criaturas e monstros, em Os simpsons
Têm zumbis, Frankenstein, Drácula, lobisomem, múmias e mais uns monstros aleatórios, que digo ser aleatório porque não conheço.


  • Cthulhu 

É uma entidade cósmica, criada pelo H. P. Lovecraft (Coincidências a parte, ele não tem nada a ver com J. K. Rowling, criadora de Harry Potter), presente no livro "O chamado de Cthulhu". Assim como qualquer deus, não possui uma aparência oficial, apenas representações feitas através da descrição do livro, que é uma criatura gigante de corpo parte humano, parte polvo e parte dragão.


  • Escritores de horror

O já mencionado H. P. Lovecraft tomando um cházinho com sua criatura maligna e Edgar Allan Poe , já assustador na sua aparência, interagindo com um corvo de um dos seus contos "O corvo" duh.

  • Hellboy
hellboy, em Os simpsons
Um cara vermelho e um inimigo aleatório (de outro filme?).

  • 666
Preço 666 da Maggie Simpson
A Maggie custa o número do capeta. O que você estava esperando? É episódio de Halloween, gente.

  • O dia em que a Terra parou (1951)
rôbo do "o dia em que a terra parou", em Os simpsons
Filme de ficção científica antigo muito foda, talvez faça uma análise futuramente. *-*

  • Aliens
aliens, em Os simpsons
Não é só de Titanic e Avatar que James Cameron vive, né? O filme pode parecer trash, mas é bem bom, é o que a crítica diz, pelo menos.

  • Schlitzie
Schlitzie ou  pepper de American Horror Story, em Os simpsons
Era um atração de circo de horrores devido à sua doença (microcefalia), chegou até a participar do filme "Freaks", aonde surgiu a ideia de vestir-se de mulher. Inspirou a personagem Pepper, da série American Horror Story (Asylum e Freakshow).

  • Alice no país das maravilhas
Lisa Simpson sendo Alice, em Os simpsons
Ok, todos devem ter percebido essa.


Caramba, ainda faltam bastante referências. Conseguiu identificar mais alguma? Diga-me nos comentários. Até a próxima ;)

Um comentário :

  1. a parte da abertura que o homer é infectado por algo nuclear e vira um vampiro ou algo assim é referencia a Blade, logo em seguida o call ate se veste como Blade e corre atras do homer

    ResponderExcluir