segunda-feira, 13 de julho de 2015

Atualizar drivers: a possível solução para seus problemas virtuais

Dê um up no seu PC

     Muita gente não sabe como fazer as benditas atualizações de drivers, ou até mesmo que isso existe. Azar delas, mal sabem que muitos problemas atuais podem ser solucionados, além de complicações futuras evitadas, fazendo essa tão desconhecida ação. Sabe aquele wi-fi que não funciona direito? Sabe aquele jogo que não roda bem? E se eu te disser que podem ocorrer por conta de falta de atualização no adaptador de rede e na placa de vídeo, respectivamente, você acreditaria? Atualizar seus drivers serve tanto como remédio quanto vacina para seus problemas do mundo virtual.

       Basicamente, ao atualizar um driver do computador, você aprimora seu funcionamento (o software), melhorando o desempenho e corrigindo falhas. Na teoria, ao comprar um novo computador todos os drivers já estão atualizados, funcionando perfeitamente, mas com o passar do tempo, surgem atualizações com correções e melhorias, que passam despercebidas pela maioria dos internautas, deixando o computador defasado sem você perceber. Mas para piorar, o que acontece na prática é que os computadores já vêm com os drivers defasados, por estarem no mercado a um bom tempo ou por causa da negligência da desenvolvedora em deixar atualizado mesmo, obrigando o usuário a instalar as atualizações por si só se quiser um desempenho melhor e corrigir bugs .
      Agora você me pergunta: "Tá bom, preciso desesperadamente atualizar meus drivers, mas como faço isso?" Bom, tem dois jeitos, o fácil e o difícil. Não recomendo ninguém a utilizar o método difícil, raras as exceções, mas irei ensinar de qualquer maneira, para o post ficar completinho. O processo consiste em ir no site oficial da desenvolvedora do driver e baixar a atualização específica compatível com seu componente e sistema operacional, driver por driver, um por um. Era desse modo sofrido que drivers eram atualizados antigamente, até finalmente surgir os programas fazem o trabalho pra você (yay). Esse método é bem mais fácil por ser todo automatizado, você só precisa usar um programa (o Slim Drivers é de longe o melhor) que vasculhará todos as atualizações mais recentes e compatíveis e escolher quais deseja instalar. É altamente recomendável, entretanto, que você reinicie o computador/notebook entre uma atualização e outra e faça pelo menos um ponto de restauração na hora de atualizar, mas fique tranquilo que os programas geralmente te oferecem essas opções na hora.
      Atualizar todos os drivers demora um tempinho, então se quiser economizar tempo você pode optar por atualizar somente os que julgar mais importantes. É bom separar um tempinho para quando for atualizá-los, tendo em mente que você vai precisar reiniciar seu computador algumas vezes. A atualização de drivers pode parecer uma perda de tempo se você não tiver nenhum problema aparente agora, mas lembre-se que melhora o desempenho geral do computador, evita possíveis dores de cabeça futuras por bugs e, quem sabe, conserte uma falha que você nem sabia que tinha.

Patrick do Bob esponja mostrando um computador

      

2 comentários :