domingo, 5 de julho de 2015

Sugestão de filme: Viagem à lua (1902)

Sabe aquela adivinhação errônea, porém legal e divertida do futuro? Aconteceu claramente em 2015 com Back to the Future Part II (1989). Me diga aonde estão os carros voadores e tênis que se amarram sozinhos, hoje em dia? Nenhum sinal deles. Okay... talvez um sinal do hoverboard (skate flutuante). Esse "fenômeno" de previsão engraçada do futuro, contudo, não é nenhuma novidade. Já em 1902 havia uma previsão francesa de como seria a chegada do homem na lua, retratada em "Le Voyage Dans La Lune", 67 anos antes do suposto acontecimento oficial pelo Estados Unidos.

Pôster de "Viagem à lua"

"Viagem à lua" foi um marco histórico. É o primeiro filme de ficção científica da história cinematográfica e provavelmente o filme mais antigo que você vai ver em toda sua vida. Tem efeitos especiais impressionantes para a época (mas fala sério, eles ainda são legalzinhos), inspirados no teatro e desfrutados das habilidades de mágico do diretor, que renderam a clássica cena da chegada na lua. Parece mais com um curta, mas comparado com a duração de dois minutos dos filmes da época, era um filmaço por durar em torno de 14 minutos.

Lua "baleada" por um foguete, do filme "Viagem à lua"

Atualmente é, à primeira vista, um filme bem bizarro, mas não quer dizer que deixou de ser uma experiência interessante, apesar de ser bem rápida. Se eu te contar os eventos dessa aventura na lua, vai parecer um mega filme de ação espacial. Contei para meus amigos a história do filme e eles ficaram bem impressionados. Além disso, sua trilha sonora orquestral é linda. Vale a pena conferir esse clássico.

É possível assistir ao filme no Youtube, em sua versão original, clicando aqui. Há também a versão colorida a mão, mas prefiro a em preto e branco mesmo.

2 comentários :

  1. Cara, eu tava trás desse filme há muuuito tempo, desde que assisti Hugo Cabret! Vou assistir o mais rápido possível!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir