sábado, 1 de agosto de 2015

Rovio, a nova Nintendo?

Pássaro nervoso vermelho voando e Mario fugindo

     Enquanto a Nintendo insiste em não trazer jogos como Pokemon, Mario e Zelda para os smartphones e tablets, talvez como forma de proteger seus consoles portáteis, outras empresas dominam esse enorme mercado. Uma desenvolvedora, em especial, parece estar se tornando a big N dos celulares: Rovio Entertainment, criadora dos pássaros nervosos. São várias semelhanças e coincidências, algumas eu diria que são até ideias descaradamente roubadas. Como diz um atual ditado popular: "Nada se cria, tudo se copia", então por que não pegar do melhor enquanto ele dá uma bobeira?
  • Vermelhinhos
Mario e Pássaro nervoso vermelho

      Começando pelo óbvio, ambas empresas possuem os personagens carros-chefe com a cor vermelha prevalecente. Nada de mais, coincidência apenas, é só uma cor.

  • Mais, mais e mais... do mesmo
Capas agrupadas dos jogos do Mario

      A fórmula é simples: use e abuse de algo que faz sucesso até todo mundo enjoar. Parece até que os criadores estão sem ideias para novas franquias, são sempre os mesmo personagens, só que em jogos diferentes. Já parou para pensar quantos jogos da franquia Mario (incluindo jogos do Luigi, Yoshi e Wario) existem desde a aparição do encanador no jogo "Donkey Kong", de 1981? Mais de 100. E quantos jogos da franquia Angry Birds? São 14 jogos, desde 2009. Ambas até desenvolvem outras franquias ou jogos, mas só a Big N tem sucesso nesse aspecto. Nenhuma desenvolvedora, entretanto,  pretende parar tão cedo de criar mais jogos para as já consagradas franquias.
       São muitos jogos, e alguns nos deixam com...
  • ...déjà vu.
Comparação jogos da Rovio com jogos da Nintendo

       O que os jogos Angry Birds Epic, Space, Go! e Fight têm em comum? Todos deixam a sensação de eu já vi isso em algum lugar. Tudo bem se inspirar em algo, mas tem alguns jogos que são puramente adaptações com os personagens de Angry Birds, a exemplo de Angry Birds Go!, muito provavelmente inspirado quase totalmente em Mario Kart. Rovio, cuidado que pode dar processo.

Meme de A fazenda: "Amiga, não tem como te defender"

      E não é só a Nintendo que é usada como fonte de inspiração. A Rovio busca novas ideias em todo lugar. O último jogo lançado, Angry Birds 2, é uma mistura da dinâmica clássica de arremesso de pássaros com vários elementos de RPGs e jogos sociais, como uso de baú de recompensas, a presença de bosses, o maldito limite de vidas do Candy Crush, gráfico levemente 3D  e mapa com paradas que simbolizam em que nível você está. Nada inédito, mas tudo agrupado para formar um jogo divertido.

Mapa de Angry Bird 2 com limite de vida de Candy Crush

  • Quem ganha?
      Apesar da Rovio não ter tido nenhuma ideia criativa impactante depois de criar os pássaros raivosos que se atiram em estilingues (porque não têm asas, já percebeu?), a empresa ainda assim continua forte no gigante ramo de jogos casuais para celular. Jogos legais e viciantes, apesar de nada inovadores, são especialidade dela. Enquanto a Nintendo é rainha dos jogos casuais dos consoles de mesa e portáteis, a Rovio conquista a coroa no universo do Android e IOS e Windows Phone.

Mario do mundo real preocupado

Nenhum comentário :

Postar um comentário