quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Como diabos foi a experiência de ter um blog por um mês?

Mais de 4 meses após a última postagem, cá estou de volta. Sumi sem avisar, não dei feedback do meu "período de teste de 1 mês do Netflix", mas penso que você já deve ter imaginado o resultado. Muitas coisas aconteceram até o momento atual, e enquanto o tempo passava voando ("Nossa, já faz um mês que não posto nada"), optei simplesmente por não dar continuidade. Minhas férias finalmente chegaram de novo e resolvi, por espontânea vontade, voltar a escrever aqui.

Homem saindo do caixão e surprendendo

Não diria que estou diferente em minha essência, mas a fase filmes passou. Não me entenda mal, não quero dizer que não gosto mais de filmes e que parei de vê-los, apenas que não tenho no momento aquela obsessão absoluta por assistir e escrever sobre filmes. Isso também não quer dizer que que a a fase possivelmente não voltará e que não falarei mais sobre filmes. Ainda tenho a capacidade de tagarelar sobre filmes e fazer o blog acidentalmente quase totalmente sobre o tema, então fique tranquilo, misterioso leitor que por algum motivo voltou ao blog, porque pretendo sim continuar escrevendo sobre aquilo que tanto gosto.
Imagino que retornar seja mais fácil do que criar do zero, visto que a base já está feita e já tenho uma certa noção de como fazer (não, não é só escrever e pegar imagens do Google). Ideias antigas que nunca tomaram forma se juntarão com ideias novas que surgiram nesses 4 meses. Posso até chamar esse tempo de período de inspiração, mas seria simplesmente uma desculpa besta. Se serviu como inspiração, não foi intencional. Mas não me julgue por isso, se Adele demorou 4 anos para lançar seu novo álbum ("21" + 4 = "25"), você deveria achar 4 meses um número aceitável.
Nesses quase 6 meses de vida do blog, "Don't go cranky. Go crazy!" conseguiu atingir mais de 1000 visualizações totais. Tudo bem, mais precisamente 1010 visualizações, quando comecei a escrever este texto (15/12). Pode não ser muito, mas é um começo. O que me surpreendeu foi que os acessos continuaram mesmo depois de não postar mais, vindo principalmente do nosso amigo Google. O post mais acessado foi o "Qual  a melhor forma de assistir filmes e séries na internet?", seguido de "Afinal, qual fábrica de chocolate é mais fantástica?" e de "Sugestão de filme: Três homens em conflito (1966)", respectivamente.

Em geral, a experiência foi bem positiva. Me diverti bastante, me obriguei a fazer algo interessante, aprendi várias coisas, aperfeiçoei habilidades, enfim. Contarei a seguir tudo o que foi aprendido e exercitado, além de salientar as dificuldades, assim como os futuros desafios da minha volta.

O que diabos aprendi?

Começando pelo óbvio. A escrita é bastante praticada. No blogger há sugestões bem mixurucas de correções, além de um traçado abaixo de palavras erradas, portanto ou você sabe como escreve ou olha no google. Confesso que aconteceu algumas vezes de eu não saber a caligrafia correta das famosas palavras com vários "s", "ss", "xc" e "c".  É na prática que você descobre se sabe escrever palavras difíceis ou até mesmo textos bem, então escrever no blog me ajudou a entender minhas capacidades e dificuldades, que o simples escrever do dia-a-dia não proporciona.
Não é só da escrita que consiste uma postagem de blog, também há o conteúdo visual. Esse geralmente é vindo do Google, mas também pode ser de outras fontes (Print screen, programa de edição de imagens etc). Para dar mais originalidade e não ficar uma cópia descarada, faço edições e colagens na imagem. Não sou um mestre de edição ainda, mas aprendi a fazer gifs e cortar imagens complexas nesse mês.
Terceiro ponto, você também aprende um pouco de programação. O blogger facilita bastante nesse aspecto, já que deixa tudo pronto para você, mas os blogs tradicionais são feitos com códigos "na raça". Continuo sendo um leigo em programação, apesar de ter mexido em algumas coisas aqui e já ter feito o "Hour of Code" (recomendo aliás).
Também é necessário saber como divulgar. Aprendi como funciona o mecanismo de indexação do Google, em outras palavras, como aparecer (preferencialmente em primeiro lugar) nos resultados do principal site de busca (desculpa Bing). Procure "dont go cranky" no Google e veja por si mesmo. Também criei uma página no Facebook e no Tumblr. Fique ligado que estou sempre linkando meus posts pelo face. De uma maneira geral, foi uma aula de empreendedorismo, mostrando os princípios da publicidade digital que as empresas fazem hoje em dia.

O que diabos não gostei?

Querendo ou não, escrever aqui leva um grande tempo. Durante um bom tempo, tinha me imposto um ritmo acelerado de postagem (post dia sim, post dia não), então tinha que ficar até madrugada escrevendo e editando, não tendo muitos dias de folga entre um post e outro. O que acontecia era um dia inteiro e parte da madrugada criando uma postagem, a manhã do dia seguinte terminando de revisar e resto do mesmo dia para fazer o que quiser, e já recomeçar o ciclo. Não que tenha me secado a fonte de inspirações ou que não tenha me divertido fazendo o que gosto, mas chega uma hora que cansa. Foram essenciais bastante dedicação e disciplina.
Tem também a revisão do texto, que consiste em ler e reler até estar em um nível satisfatório. Fazendo uma metáfora bem grotesca, é que nem passar o papel higiênico até não sair mais nenhum resquício marrom. Há quem faça dessa atividade uma profissão, mas me desculpe, é muito chata. Mesmo relendo o texto várias vezes, ainda vão sobrar vários errinhos que escapam pelo seu ponto cego. E para piorar, haviam dias nos quais eu estava tão apressado que, ainda que tivesse revisado, restavam um monte de erros no post final, parecendo que eu era um analfabeto funcional.

Quais diabos são os desafios?

Manter um blog quando se tem tempo e dedicação integral é bem mais fácil do que quando você tem que conciliar com a faculdade. Apesar de eu ter tempo livre a tarde, dei preferência para outras coisas. Até fevereiro de 2016 prometo postar conteúdo, mas após é que complica um pouco. Veremos. Não pretendo seguir carreira de blogueiro, mas pode ser um bom hobby.
Vou me esforçar para ter diversidade de conteúdo ou só não falar de filmes. Tentarei divulgar mais. Melhorarei o design do blog. Criarei novas seções e reutilizarei as que deram certo. Postarei com menos frequência que antigamente, mas como o tempo é maior, terá mais posts. Até lá ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário