sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Qual a melhor forma de ouvir músicas na internet?

R2D2, do Star Wars, tocando instrumento

Muito se mudou depois do surgimento e popularização da internet. Uma coisa que foi bastante alterada no processo foi como a música é acessada. Tal mudança foi uma tristeza para a indústria televisiva, que viu a audiência desabar em seus canais de música, para os produtores de CD, fita cassete e disco de vinil, que diminuíram ou cessaram a produção por falta de demanda, e até para a indústria musical, que não lucra mais exorbitantemente com a venda de discos, tendo que se aproveitar agora da venda de ingressos de show. Quem saiu na vantagem, felizmente, foram os consumidores, que agora possuem gigante variedade e liberdade de escolha. Se antes as opções se limitavam a ou comprar tal álbum ou ouvir o que passava na televisão e no rádio, hoje temos a opção de ouvir o que quisermos, quando quisermos, pagando um preço bem mais acessível, ou até mesmo desfrutando de graça (legal ou ilegalmente rsrs).

Sendo a música parte essencial da vida de milhões de pessoas, mostro a seguir como se aproveitar da grandiosa era virtual da música, passando tanto por serviços (talvez) já conhecidos, como também por aqueles relativamente novos no mercado, salientando as vantagens e desvantagens de cada e dando dicas para uma melhor experiência. Vamos lá?


Programas para ouvir música na interner, sendo eles: Spotify, Youtube, Google Play Music, Apple Music e Ares

  • YouTube 
Não podia ficar de fora, apesar de ser um site de compartilhamento de vídeo. É aqui que você encontrará os videoclipes das celebridades do mundo da música, principalmente nos canais da Vevo, mas também é possível achar áudios somente, tudo de graça. Existem canais, como o Mr Suicide Sheep e o Trap Nation, que se especializam em agrupar músicas ótimas, porém não tão famosas de vários artistas. 

O problema do YouTube: as propagandas antes do vídeo. A solução oficial: comprar o YouTube Red, versão sem anúncios, com conteúdo exclusivo de youtubers, com execução de vídeos em segundo plano no aplicativo do Youtube para celular, possibilidade de fazer download de vídeos, ou seja, todas as funcionalidades que foram exaustivamente requisitadas pelos usuários, mas com um preço de 10 dólares, para manter o Youtube funcionando. Minha opinião: É até compreensível fazer uma versão paga sem publicidade e com vídeos exclusivos, mas também incluir funções que interferem positivamente na experiência do usuário, ao invés de criar uma atualização geral, é apelativo e segregacionista. Continuarão a existir programas de terceiros para fazer download de vídeos e para ouvir música em segundo plano no aplicativo e com certeza terão meios para burlar o pagamento da versão Red, além de dar oportunidade para players concorrentes, como Vimeo e Dailymotion, roubarem usuários. Desculpe, fiquei empolgado... Voltando ao problema dos anúncios. A solução não-oficial: Usar alguma extensão para navegador que bloqueie anúncios, inclusive do YouTube, tal como o AdBlock e o AdBlock Plus (prefiro o primeiro, só que o segundo é compatível, além do Chrome, com todos navegadores para computador, com exceção do Edge, por enquanto)

  • Spotify 
Já pensou pagar uma pequena taxa e comer à vontade por um mês em um restaurante com todo tipo de comida que você puder imaginar? É assim que funciona os programas de streaming de música, como o Spotify e seus recentes concorrentes Apple Music e Tidal do marido da Beyoncé. Você pode escutar música do seu celular, videogame ou computador, desde que haja conexão boa com internet (Na prática, só quando tiver Wi-Fi). Ainda que seja pago, existe a versão gratuita, mas que, infelizmente, é super limitada (propagandas a cada 30 minutos, obrigatoriedade de ordem aleatória na execução de músicas, quantidade esgotável de "pular música"). Após passar um mês se admirando no primeiro mês gratuito da versão premium, caso você não desembolsar a mensalidade depois do período, você fica atado às suas músicas favoritadas e à aleatoriedade da playlist escolhida, ainda que dê para escutar todas músicas da gigantesca coleção do Spotify. Você praticamente é obrigado a ou parar de usar Spotify ou comprar o premium. GAME OVER...

...ou não. Ao usar a nossa queridinha extensão AdBlock (ou outro bloqueador de anúncios), a versão do Spotify para navegador fica sem os anúncios de 30 segundos, e não sei porque, mas também fica sem as outras limitações. Ou seja, você fica com um Spotify quase premium (Sem opção de ouvir offline) no computador. Funciona no Google Chrome e imagino que também no Mozilla Firefox, mas não funciona na versão baixada para o Desktop. Claro que esse método é uma gambiarra, é um pouco mais lerdo e só serve para o Spotify do computador (no celular continua horrível!), mas quebra bem o galho. Ainda assim, vale a pena ficar atento nas promoções que ocorrem eventualmente, tal como 3 meses de premium por R$1,99, e quem sabe depois você resolve continuar a utilizar o, considerado por muitos,  melhor player de música do mundo?

  • Baixar
Você pode baixar suas músicas ilegalmente em sites de torrent ou programas especializados, como o Ares. Daí você pode escutar suas músicas, sem a necessidade de internet, diretamente do PC ou do celular (depois de transferir ou já baixando direto dele). Dica: use um antivírus bom, já que alguns arquivos podem vir com surpresinhas.

Cachorro tocando sanfona

  • Comprar músicas 
Você, cidadão do bem, pode apoiar seu adorado artista ou banda, comprando seu álbum online através do ItunesGoogle Play Music ou qualquer outra loja virtual. É um pouco mais barato que comprar o CD físico e não ocupa lugar da sua prateleira, mas ainda sai caro se quiser ter uma coleção grande. Você pode ouvir em que dispositivo quiser, seguindo a mesma lógica das músicas baixadas.

  • Rádio online
Agora disponíveis na internet, as rádios online são o famoso caso de "Se não consegue vencê-lo, alie-se". As estações de rádio podem ser ouvidas diretamente do seu computador ou celular. É bom porque não ocupa espaço do seu dispositivo (ou não ocupa muito, se for um programa), você pode ser surpreendido com uma música que ama e consegue descobrir músicas novas. É ruim porque você não tem controle sobre qual música toca (além de desligar e trocar de estação, é claro), podendo tocar músicas que você não gosta, e pode acontecer de você escutar uma ótima música e querer ouvi-la de novo (futuramente ou não), mas não poder porque não sabe o nome da bendita, devido a estação não disponibilizá-lo (algumas mostram ou falam que música está tocando).


Veja também qual é a melhor forma de ver filmes e séries na internet. Obviamente, devem existir outros métodos e outros programas para ouvir música na internet, além dos citados. Agora é só escolher o que mais se adéqua a situação e aproveitar. :)

Girafas dançando loucamente


Um comentário :